- Tudo começou na década de noventa, na cidade Maceió, capital de Alagoas, na praia avenida com aproximadamente dez alunos ensinados por Josivaldo de Oliveira, conhecido por Jaguar, com corda verde e amarela seus primeiros alunos foram:
Serpente, Zé, Ronaldo, Toinho, Ventania, Nega, Ná, Rosiane, Pequeno, Melado e Veneno, após seis meses, mudaram suas atividades para o bairro da Levada e o espaço era na área da casa dos pais do Jaguar, passaram mais seis meses até que alguns alunos tinham que ser batizados, mais só poderia se o grupo tivessem nome foi quando o Jaguar assistindo uma novela cujo o nome era ''Raízes negras'' teve a idéia de dar esse nome ao grupo, após um ano o mestre Cláudio, na época mestre do Jaguar o batizou para professor, a academia da Levada durou como sede do grupo até 1999 quando passou a ser no bairro do Feitosa, sua nova sede nesta época Josivaldo já era conhecido como ''Mestre Jaguar'' capoeirista famoso por sua garra e valentia. Foi quando começou a trajetória do Mestre Veneno hoje presidente do Raízes Negras, quando Mestre Jaguar teve que se ausentar das suas funções do grupo por motivos pessoais. Nisso quem assumiu a presidência do grupo foi o seu Mestre de ultimo grau, Coca-cola e Mestre Veneno, que na época era professor e ficou como vice-presidente. Ele foi o fundador da sede no Feitosa com ajuda do seu irmão o instrutor “Trator” um dos primeiros alunos do grupo que era conhecido como “Cutia” e Mestre Coca-cola mudou para “Trator” por sua força e garra. Passou mais algum tempo quem entrou na diretoria do grupo foi o graduado Barreto. Hoje professor, que já era aluno do Raízes desde 1994 juntos Veneno,Trator e Barreto mudaram os rumos do grupo.
Foi ai a hora de chamar Mestre Jaguar para uma conversa séria e junto com todos os alunos do grupo, perguntar se ele queria voltar a comanda ou parar com suas atividades com o grupo, e ele decide parar com tudo.
Nunca mais apareceu nas rodas do Raízes. e em 2003 ele foi assassinado aonde ele sempre morou no bairro da Levada, e assim terminou sua vida. Em 2004 Veneno, que mestre Jaguar já tinha deixado como mestre de primeiro grau, faz o primeiro batizado sem o seu primeiro mestre.
Em 2008 mestre Coca formou Veneno para mestre de segundo grau, e ele entregou a presidência do grupo. sendo assim mestre veneno convocou a todos formados para uma reunião para forma sua diretoria que hoje formada assim:
Presidente: Mestre Veneno, Vice-Presidente Professor Concreto, primeiro secretario professor Lampião, segundo secretario intermediário Sapulha , primeiro tesoureiro professor Barreto, segundo tesoureiro professor Ovo. na trajetória do raízes negras teve grandes capoeiristas que marcaram na sua historia e hoje não estão mais presente nesta vida são eles: mestre Jaguar, contra-mestre Aranha, professor Zinho, instrutor Melado.
Atualmente o grupo conta com 14 academias, sendo 4 em Maceió, com a supervisão do mestre Veneno, 4 na chã do Pilar com supervisão professor Concreto, 4 na cidade do Pilar supervisão professor Sabiá, 1 em Barra Nova professor Dragão. 1 no interior de São Paulo professor Wolverine.
Atualmente temos na nossa formação como mestre: mestre Coca- cola, mestre Barriguinha, mestre Veneno
Professores: Barreto, Ovo, Dragão, Concreto, Lampião, Sabiá, Wolverine e Mola.
Monitores: Robô, Grilo.
Formados: índia.
Intermediário: Sapulha, Mamão.
Instrutores, Super-Homem, Cabeludo.
Estagiários: Preta, Espigão, Durez
parabens raizes pelo sucesso com a capoeira
ResponderExcluirvcs estão de parabens todus do grupo raizes negra eu mestre veneno fico muito felis
ResponderExcluireu sou quarta corda no grupo raizes negras aluno do professor sabiá
ResponderExcluirParabéns ao grupo raízes negras
ResponderExcluir